19 marzo 2009

Feco Portugal invita a dibujar para una muestra

Feco Portugal y Amnistia Internacional (Portugal) coorganizan para el próximo 3 de mayo la conmemoración del Día de la Libertad de Expresión.
Entre otras actividas, el programa contempla una exposición de humor gráfico con la consigna “A Liberdade é um Risco” (La libertad es un riesgo) y cn cuyo contendido se pretende (mediante el humor) hacer reflexionar a todos sobre los valores supremos de la comunicación en plena libertad.

El Regulamento para dibujar para dicha expo es (en portugués):

1 – Tema: “A Liberdade é um Risco”. Cada autor pode abordar a problemática da Liberdade de Expressão, tomando em sentido lato o valor positivo do conceito.
2 – Podem participar artistas profissionais ou amadores, de qualquer nacionalidade.
3 – As obras, que têm de ser criação original de cada autor, podem já ter sido (ou não) publicadas na imprensa ou outros meios de difusão.
4 – Cada autor pode participar com um máximo de três obras, que podem ser Cartoon, Caricatura, Ilustração, ou Banda Desenhada em história de página única, elaborados em qualquer técnica, inclusivamente com recurso a computador, a preto e branco ou cores.
5 – As obras que tiverem texto, devem contê-lo em língua portuguesa.
6 – As obras, que devem ter dimensões A4 (21 x 29,7 cm) ou A3 (29,7 x 42 cm), pode ser enviadas em original para: FecoPortugal – Associação de CartoonistasRua do Alto Vieiro, 5442400-441 LEIRIAE aceitam-se envios por e-mail, nos formatos assinalados, em ficheiros JPG com resolução de 300 dpi, para: presidente_dir@feco-portugal.org
7 – O prazo de recebimento das obras termina a 15 de Abril.
8 – Um júri, constituído por cinco elementos, procederá à selecção das obras recebidas, que serão expostas depois de devidamente emolduradas e reproduzidas em catálogo. O júri pode ainda seleccionar um conjunto de obras extra-catálogo, que poderão igualmente ser emolduradas e expostas. Os autores cujas obras seleccionadas e expostas não constem do catálogo, são mencionados nele. O júri será assim constituído: um representante da FecoPortugal, um representante da Amnistia Internacional, um cartoonista convidado, um investigador da área do cartoon e um profissional da escrita.
9 – Todos os autores de obras seleccionadas para exposição, receberão um exemplar do catálogo.
10 – As obras que forem enviadas por correio tradicional, devem trazer no verso: Nome da obra, nome do autor, endereço postal, telefone e e-mail. As que vierem por correio electrónico, devem trazer as mesmas informações em ficheiro anexo.
11 – Um curriculum resumido deve acompanhar as obras, em folha ou documento anexo.
12 – A exposição será inaugurada na “Casa do Artista” (Lisboa) a 3 de Maio, Dia da Liberdade de Expressão, complementada com outras iniciativas (designadamente retrospectivas sobre Caricatura/Censura e debate subordinado ao mesmo tema). Ficará exposta durante duas semanas, após o que inicia um período de itinerância que não ultrapassará oito meses.
13 – Terminada a itinerância, os originais serão devolvidos aos autores. Não são devolvidos aqueles que forem recebidos por via informática.
14 – A organização não se responsabiliza por eventuais danos ocorridos durante o transporte postal.
15 – A participação dos autores implica a aceitação do conteúdo deste regulamento e a cedência de direitos de autor à organização, apenas para difusão informativa e promocional do evento e edição do catálogo, bem como exposição itinerante durante os oito meses seguintes à inauguração. Essas utilizações, que não possuem nenhuma finalidade lucrativa, não implicam qualquer pagamento aos autores.

Informó: Zé Oliveira

No hay comentarios.: